26/11/2012

Projeto X… Ou deveria ser Y?


O termo “Sonho Americano” refere-se à igualdade de oportunidades e de liberdade a todos os cidadãos que residem nos Estados Unidos para atingirem seus objetivos de vida com seus próprios esforços e determinações. Mas convenhamos! Existe um Sonho Americano melhor do que aquelas festas arrasadoras que são mostradas nos filmes de comédia adolescente? Projeto X mostra não uma, mas “A Festa” ideal para se lembrar pelo resto da vida.



Projeto X é o documentário (fake) rodado durante o dia de aniversário de Thomas, um adolescente qualquer, definido pelo próprio pai como um fracassado. Seu amigo Costa é quem está por trás da organização d’A Festa e “apresenta” o documentário, prometendo a Thomas uma festa que ninguém jamais esquecerá. JB é o amigo mais fracassado do grupo e está presente nos melhores momentos, assim como Dax, que é o câmera principal do documentário.

Dax, o câmera.
Logo no início do longa já reconhecemos Thomas, Costa e JB como fracassados na sociedade escolar, mas a promessa de Costa em organizar a festa é a chance de passarem a ser populares na escola. Os pais de Thomas sairão de viagem e deixarão a casa aos cuidados do seu filho, acreditando que a festa não passará de uma pequena reunião com seus amigos regada à pizza e refrigerante.

Costa, durante toda a apresentação da história, se mostra um “ex-comedor” na época em que vivia no Queens, em New York e vive lamentando-se por ter se mudado para Pasadena e ficar amigo de Thomas e JB, acabando com sua questionável popularidade. Pervertido sexual e incansável em suas tentativas fracassadas de aparentar ser popular, Costa convida todas as alunas da escola que, por sua vez, serão a propaganda da festa.

Apesar da impopularidade, o grupo tem a amiga Kirby, mais próxima a Thomas do que aos outros, que se mostra amiga e conselheira do aniversariante durante grande parte do filme. Desde o início, durante os convites na escola, já notamos um futuro romance entre os dois, mas que somente será revelado próximo ao final do filme.

Costa, Thomas e JB
Assim como os filmes adolescentes, cada cena tem sua grande piada, mas seguindo a linha do "politicamente incorreto" de filmes como Superbad (2007) e Pineapple Express (2008). Em Projeto X temos uma sensação de apreensão alheia, como a cena em que os garotos vão ao subúrbio para comprar um pouco de erva (cannabis) para alegrar a festa, que aproveita para inserir uma peça chave à narrativa, o anão de jardim, cujo destino levará ao ápice do longa.

Uma ótima sacada dos roteiristas de Projeto X é a explicação da existência do câmera. Diferentemente de inúmeros outros filmes com este estilo documental, que acabam ignorando a existência do operador de câmera, aqui é apresentado o personagem Dax como sendo simplesmente um cara qualquer que tem uma câmera, mora sozinho e não tem mais nada para fazer além de gravar a festa de Thomas. Sua existência não é ignorada para facilitar o roteiro. Ele torna-se um personagem simples, sem um aprofundamento em sua história, cuja principal finalidade é registrar todo o evento.

Diferentemente destes filmes de comédia adolescente, onde tudo acaba bem com todos, em Projeto X nem tudo acaba bem, num final em que nos leva a pensar sobre o "pós-filme". Imaginamos o que deve ter acontecido com Thomas, Costa, JB e Dax depois dos épicos acontecimentos da festa. Após os créditos há aquelas clássicas explicações sobre o que acontece com os personagens, mas ainda assim criamos estas imagens em nossas cabeças, que nos fazem pensar se vale a pena mesmo fazer uma festa tão grandiosa como esta.




___________________________________________________________________________________________


GR Machado gostaria muito de ser convidado para (ou saber de uma) festa assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...