15/12/2012

O Hobbit - Uma Jornada Inesperada


Dez anos se passaram desde que vimos a jornada de Frodo e Sam pelas terras de Mordor para destruir o precioso Anel, ou as batalhas travadas com os guerreiros Aragorn, Gimli e Legolas contra exércitos intermináveis de orcs em uma Terra Média prestes à ser dominada por Sauron. Agora, depois de anos de espera e apreenção, Peter Jackson retorna ao mundo criado por J. R. R. Tolkien, mostrando a fantástica aventura de Bilbo Bolseiro, sessenta anos antes dos acontecimentos de O Senhor dos Anéis.

Em O Hobbit, o pequeno Bilbo, interpretado magnificamente por Martin Freeman, parte em uma aventura junto com o anão Thorin Escudo-de-Carvalho e sua companhia composta de mais doze anões, além da assistência do mago Gandalf, para reconquistarem seu lar na Montanha Solitária, o reino de Erabor, dominada pelo cruel dragão Smaug.



Assim como em O Senhor dos Anéis, Peter Jackson adapta a obra de Tolkien para o cinema, junto de suas parceiras de longa data, Fran Walsh e Philippa Boyens, além da contribuição visionária do diretor Guillermo del Toro. A ideia de Jackson em adaptar este único livro para três filmes, foi vista com receio pelos fãs. Entretanto, o diretor decidiu não só adaptar os apêndices publicados junto com a trilogia do anel, onde constam inúmeros complementos ao período em que se passa O Hobbit, como também criar narrativas para encaixar na adaptação, contribuindo para as construções dos personagens e na narrativa da história.

Logo no início, somos apresentados à história do próspero reino de Erabor e como ele caiu em desgraça pelas garras do poderoso Smaug. A introdução é narrada pelo velho Bilbo Bolseiro, interpretado pelo nosso velho amigo Ian Holm, cuja ambientação se passa pouco antes de sua festa de centésimo décimo primeiro ainversário, que abre a saga do anel. É nesta narrativa em que se inicia a história de sua inesperada jornada, quando se encontra com o mago cinzento.

Sentimos uma agradável sensação nostálgica ao longo do filme, quando transcrições do livro são interpretadas no filme, como o encontro de Gandalf com Bilbo no início da jornada, quando se dá uma breve discussão sobre o significado das palavras "Bom dia" proferidas pelo hobbit ao mago, ou quando Gandalf conta a história de seu avô Mungo Bolseiro e suas batalhas contra os orcs, causando risadas na plateia por lembrar-nos às citações de Tolkien no livro.
Ian McKellen como o divertidíssimo Gandalf O Cinzento

Quanto às livres criações de Jackson, Fran e Philippa para a narrativa, nos é apresentado o motivo da alcunha Escudo-de-Carvalho de Thorin e seu confronto com o personagem criado para ser o vilão do primeiro filme, o grande Orc Branco, responsável por assassinar o rei dos anões exilados de Erabor.
Durante o filme inteiro vemos situações onde as habilidades e responsabilidades do pequeno hobbit é posta à prova, como quando ele tenta distrair os trolls que estão prestes à devorar os anões capturados, até que o nascer do sol os transforme em pedra. Entretanto, certamente, um dos momentos mais importantes para conhecermos o verdadeiro caráter de Bilbo é quando ele deixa de atacar Gollum, pois diante da expressão de tristeza e desespero profundo da criatura por ter perdido seu precioso anel, a piedade do hobbit impera sobre a situação desesperada na fuga da caverna das montanhas das altas passagens.

As interpretações dos atores são obras de arte à parte. Martin Freeman interpreta magistralmente um hobbit acomodado, que se vê em uma aventura que pode mudá-lo para sempre. Seus movimentos um tanto infantis demonstram não só a despreocupação de um povo calmo, como dá o tom infantil a qual o livro foi escrito. Os anões, com seus trejeitos e manias variadas mostram que é possível, e necessário, mais do que capas coloridas para diferenciar uns dos outros. Richard Armitage desempenha impecavelmente o papel de um ótimo líder, colocando sua própria vida em risco para salvar seus companheiros. Ian McKellen entretanto, talvez seja o personagem mais querido do filme. O Gandalf Cinzento é infinitamente mais divertido do que o Gandalf Branco apresentado na trilogia anterior, fato este que levou o próprio ator a divulgar que prefere a versão cinza e jovial do personagem.

Richard Armitage, O Thorin Escudo-de-Carvalho
Sendo O Hobbit um filme tão longo (169 minutos), é possível notarmos algumas extensões desnecessárias em determinadas partes da narrativa, como a apresentação de Radagast O Castanho. Não que ele seja desnecessário à narrativa, mas devido à sua exposição demasiada longa para alguém cuja importância é só descobrir o retorno do Necromante ao reino dos homens, que no livro é relatado como a aventura de Gandalf depois que ele se separa de Thrin e sua companhia diante da Floresta Negra para se encontrarem somente no final do livro, na cahamda Batalha dos Cinco Exércitos. Radagast é também um alívio cômico desnecessário, pois tal compromisso ficou a cargo dos anões, cuja apresentação hilária na reunião na casa de Bilbo serve também para demonstrar o bom humor e a amizade que o grupo compartilha, além de suas exímias habilidades manuais.

O longa compreende os seis primeiros capítulos do livro, que seguem a linha cronológica descrita por Tolkien e muito bem marcadas nas viradas de cada ato. A decupagem das cenas de ação são impecáveis, mostrando uma sincronia impressionante entre os anões em batalha, os seus rivais e o ambiente em volta, que é sempre muito bem utilizado pelos guerreiros. Vale citar também a incrível cena dos gigantes de pedra lutando entre si, enquanto a trupe tenta sobreviver às chuvas de água e pedra.

Quanto ao 3D, não posso me aprofundar no assunto pois, de acordo com a proposta de Peter Jackson, ele está diretamente relacionado à velocidade de gravação em 48p, cuja sala já estava lotada quando adquiri meu ingresso e fui forçado a assistir à projeção normal de 24p. O que posso dizer isoladamente sobre o 3D é que seu uso não foi exagerado. Não há cenas cujos planos foram forçados para a utilização da tecnologia. O 3D é bem utilizado nos nos determinados planos em que realmente é necessário, e por que não dizer "bonito"? Quando eu assistir O Hobbit em 48p, colocarei aqui minhas opiniões sobre a tecnologia.

O Hobbit foi um dos filmes mais esperados do ano e certamente, devido ao seu lançamento em 3D, alcançará alguma das primeiras posições nos filmes mais lucrativos da história, chegando bem perto de Titanic e Avatar de James Cameron (e se Peter Jackson decidir lançar a versão estendida no meio de 2013, certamente vai bater a bilheteria do colega cienasta).


8 comentários:

  1. I've been surfing online more than 3 hours these days, but I never discovered any attention-grabbing article like yours. It's lovely worth sufficient for me.
    In my opinion, if all web owners and bloggers made just right content
    as you did, the web will probably be much more useful than ever before.


    Also visit my site; league baseball bats

    ResponderExcluir
  2. Do you mind if I quote a few of your posts as long as I provide credit and sources
    back to your blog? My blog is in the exact same niche as yours
    and my visitors would definitely benefit from a lot of the information you
    provide here. Please let me know if this okay with you. Thanks a lot!


    Here is my website: kids furniture sets

    ResponderExcluir
  3. This is really interesting, You're a very skilled blogger. I have joined your feed and look ahead to looking for more of your excellent post. Additionally, I've shared your web site in my social networks

    Have a look at my web blog cheap toys

    ResponderExcluir
  4. You really make it appear so easy along with your presentation however I to find
    this topic to be actually something that I believe I would never
    understand. It sort of feels too complex and extremely vast for me.
    I am having a look ahead for your next put up, I will attempt to get the grasp
    of it!

    My blog post - 2006 honda s2000 for sale

    ResponderExcluir
  5. Interesting blog! Is your theme custom made or did you download
    it from somewhere? A theme like yours with a
    few simple adjustements would really make my blog shine.

    Please let me know where you got your design. Thank you

    Visit my blog post; 1984 mazda rx7

    ResponderExcluir
  6. Thank you for any other informative blog. The place else may
    I am getting that kind of info written in such an ideal way?
    I have a venture that I'm simply now operating on, and I have been at the look out for such info.

    Here is my blog mazda rx8 2004 for sale

    ResponderExcluir
  7. Valuable info. Fortunate me I found your website unintentionally, and I am shocked why
    this accident didn't came about in advance! I bookmarked it.

    my web page; mazda rx 7 for sale

    ResponderExcluir
  8. Thanks for a marvelous posting! I definitely enjoyed reading it, you will be a great
    author. I will ensure that I bookmark your blog and definitely will come
    back very soon. I want to encourage yourself to
    continue your great posts, have a nice weekend!

    Here is my webpage; garbage disposer

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...