20/08/2012

Para H. P. Lovecraft, Obrigado por Tudo. Seguidores de Cthulhu.




É sabido que o cinema buscou, em seu início, inspiração em grandes obras literárias para as primeiras produções cinematográficas no início do século 20. Essa busca por adaptação de livros continua até hoje, adaptando de escritores como Stephen King, Robert E. Howard, Neil Gaiman, dentre muitos outros. O que estes autores tem em comum além da criação literária? Simples. Todos eles tem como principal influência o aniversariante de hoje, Howard Phillips Lovecraft.

Nascido em 20 de agosto de 1890, em Providence, Rhode Island, H. P. Lovecraft foi considerado (e é até hoje) o maior escritor de horror gótico da literatura, influenciando, com suas obras macabras, uma gama de artistas contemporâneos das mais diversas áreas.

Influenciado por Edgar Alan Poe, Lovecraft já recitava poemas aos três anos de idade, e aos seis já escrevia seus próprios versos. Com o incentivo de seu avô, Whipple van Buren Phillips, que lia contos de horror e suspense para seu pequeno neto, fez com que Lovecraft se tornasse um ávido escritor, não só de contos mas também de poemas e breves estudos que fazia sobre literatura de horror gótico.
Lovecraft sofria de uma doença chamada poiquilotermia, que deixava sua pele sempre fria, impedindo-o de frequentar a escola e seguir um currículo escolar normal. Com a morte de seu avô, em 1904, a família (Lovecraft e sua mãe Sarah Susan Phillips) mudou-se para um lugar mais pobre, com acomodações menores e sujeitos à condições insalubres, que acabaram prejudicando ainda mais a saúde do jovem escritor, impedindo-o de receber seu diploma de graduação do ensino médio. Devido a esse fato, Lovecraft nunca pode frequentar a universidade, fato este que marcaria sua vida.

Sua mãe faleceu em 1921 e nunca pode ver uma obra de seu filho publicada. Seu primeiro conto foi lançado na revista Weird Tales, com o nome Dagon. Passou então a escrever somente para a revista, a única cujo foco literário era o estilo que Lovecraft escrevia.

Durante um curto período de sua vida, trabalhou como jornalista. Nesta época conheceu Sonia Greene, uma ucraniana judia, oito anos mais velha, com quem viria se casar e, poucos anos depois a se divorciarem.

Depois do casamento, Lovecraft mudou-se para sua cidade natal, Providence, onde sua prolífica carreira como escritor iria alavancar-se. Foi nessa época em que começou a se comunicar por cartas com outros amigos escritores, entre eles Robert E. Howard, o criador de Conan, que com influência de seu amigo Lovecraft, pegou emprestadas inúmeras referências de seu universo ficcional para compor suas obras. Lovecraft escreveu, também neste período, suas obras mais extensas, como Nas Montanhas da Loucura e O Caso de Charles Dexter Ward.

Ao final de sua carreira, Lovecraft recebeu, em 1936, a notícia da morte de seu amigo Robert E. Howard (suicidara-se por saber que sua mãe provavelmente nunca sairia do estado de coma). As dores da doença de Lovecraft se intensificaram, obrigando-o a se internar no hospital. Ali ele morreria, cinco dias depois, em 15 de março de 1937, deixando uma legião de fãs sem nunca publicar um romance, tendo reconhecimento somente pelos seus contos.

Sua obra completa consiste em cerca de 60 contos, alguns ensaios sobre literatura e mais de cem mil cartas destinadas aos seus amigos correspondentes. Sua influência na arte é vasta, inspirando grandes artistas de todas as áreas. No cinema, alguns de seus contos já foram adaptados, mas infelizmente sem grandes reconhecimentos.

O cineasta Guilhermo Del Toro preparava-se para levar às telas a obra mais consagrada de Lovecraft, Nas Montanhas da Loucura. Infelizmente devido a grandes semelhanças com outro grande filme que estava sendo produzido (Prometheus, de Ridley Scott), o estúdio acabou vetando o projeto e enterrando de vez o sonho de termos o maior conto do autor adaptado por um cineasta extremamente competente e fã de Lovecraft.

"Ph'nglui mglw'nafh Cthulhu R'lyeh wgah'nagl fhtagn."
(Na casa de R'lyeh, o Deus Cthulhu espera sonhando.)

Concepção artística do Antigo Cthulhu

Há também o livro "O Mundo Fantástico de HP Lovecraft" que postamos e comentamos aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...