15/08/2012

A Ficção Científica no Cinema - Parte 5 - A Tecnologia

A Evolução da Tecnologia e da Ficção Científica

A partir da década de 70, filmes e seriados de televisão de outros gêneros com a Ficção Científica como plano de fundo começaram a pipocar pelo mundo mas que não emplacaram com uma boa audiência. Com o avanço da tecnologia para a utilização nos efeitos especiais dos filmes, o mercado cinematográfico começou a alavancar, mas não na velocidade que era esperado pelos produtores.


Nesta época é apresentado na televisão o seriado Jornada nas Estrelas, que apresentou a tripulação da espaçonave Enterprise viajando pelo espaço e “Indo onde nenhum homem jamais esteve”. Na época, a série não foi vendida como Ficção Científica, mas sim como um Faroeste Espacial, onde assim como os filmes de faroeste das décadas de 40 à 60, exploravam terras desconhecidas, conhecendo novos povos e civilizações. A série fez um relativo sucesso na época, mas durou poucos anos, sendo cancelada e esquecida por alguns outros anos. Em 1976, o criador de Star Trek, Gene Roddenberry, iria lançar uma nova temporada de Star Trek quando em 1977 foi lançado no cinema a maior saga com temática de ficção científica. Star Wars tornou-se um sucesso instantâneo, levando os produtores da Paramount, que produziam Star Trek, a decidirem por lançar filmes da antiga série, levando para as telonas os mesmos atores que representaram-na no início da década.

A década de 80 foi marcada pela evolução nos efeitos especiais nos filmes de ficção científica e por apresentar cineastas que virariam ícones do gênero, com uma vasta filmografia de FC. Nomes como Steven Spielberg, George Lucas, Robert Zemeckis, Ridley Scott, entre outros, presentearam o público com grandiosas obras cinematográficas que, na grande maioria, apesar de conterem a ficção científica como plano de fundo, não eram essencialmente do gênero, mas saciavam o público. Com suas representações de viagens espaciais, encontros e duelos entre seres humanos e alienígenas, a introdução do robô no contexto social e filosófico e a apresentação de tecnologias que eram capazes de facilitar o trabalho humano e trazer-lhes uma maior comodidade, a ficção científica não só serviu de entretenimento para o público, como também de inspiração para cientistas e inventores que passaram a desenvolver máquinas, aparelhos, técnicas e tecnologias.

Assim como descrevi a Ficção Científica no início desta série de postagens, o gênero apresenta uma história cuja essência e temática principal é a ciência plausível, com máquinas e equipamentos tecnológicos próximos à nossa realidade e que por teoria científica seriam possíveis a sua existência. Não é por acaso que o homem chegou à lua (não sou teórico de conspiração) exatamente 67 anos depois do primeiro filme de ficção-científica que representava a ida do homem à lua. Filmes com viagens espaciais inspiraram as tecnologias humanas que temos hoje em dia para as viagens espaciais reais. Os robôs criados nos filmes para facilitar a vida do ser humano, hoje ajudam em fábricas ou até como computadores caseiros. Hoje em dia, filmes produzidos com a mais avançada tecnologia de computação gráfica nos dá uma ideia do que esperamos no futuro, assim como as gerações mais velhas de hoje esperavam num futuro a décadas atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...