Sei que o blog é sobre cinema (o
próprio nome diz), mas eu acredito que escrever sobre um seriado de sucesso é
importante - e divertido - para mostrar que o cinema não é tudo. Para comemorar
o novo layout do site (feito pelo digníssimo amigo Jey Pih, ilustrador e pixel
artist nas horas vagas - http://c4ncel.deviantart.com/ e http://www.facebook.com/JoaoPedroPacheco irei
postar um material mais longo sobre uma das mais bem sucedidas séries de humor
da televisão. Esta será a primeira parte de uma série de três postagens sobre
Seinfeld. Compartilhem! (ou não)
Sobre Seriados
A cultura norte americana de
entretenimento por radiodifusão (radio, televisão, informática), chamado lá de
broadcast, é reconhecida mundialmente por ser uma identidade própria, criada
com base na cultura da sociedade para entreter a própria sociedade, que são
apresentadas e representadas na televisão. Programas do tipo Talk Shows,
ou Reality Shows não só foram criados nos Estados Unidos, como também
são os mais veiculados (dos mesmos estilos) no mundo todo. Mas certamente, os
programas norte americanos que dão mais audiência e são mais reconhecidos pelos
cidadãos de todos os outros países, são os Seriados.
Dentro da categoria Seriados,
existem dois subgêneros que preenchem a grade de programação das emissoras de
televisão dos Estados Unidos: as Series e as Sitcoms. A
definição das Series pode ser simplificado pelo tempo de duração e
gênero, sendo cada episódio com uma duração média de 45 minutos (uma hora na
programação, contando com o tempo dos intervalos) e em sua grande maioria, seu
gênero é drama, ficção científica, suspense ou aventura. Já as Sitcoms (situação
de comédia), o próprio nome responde seu gênero e duram cerca de 23 minutos
(meia hora na programação, contando com o tempo dos intervalos). Fazendo uma
média dos seriados que mais fazem sucesso e rendem dinheiro para as emissoras
no mundo, as Sitcoms ganham facilmente, pois a princípio são mais
baratas e fáceis de produzir. Se uma Sitcom não está fazendo sucesso,
os produtores cancelam-na e produzem uma sitcom nova para emplacar na grade.
Comparado com as Series, as Sitcoms duram muito mais tempo,
podendo durar de oito à dez temporadas. E uma Sitcom que praticamente
mudou o modo de se apresentar o humor ao público foi Seinfeld.
Os seriados humorísticos norte
americanos costumavam narrar episódios com acontecimentos do cotidiano de
famílias de todas as classes. Elencos formados por atores que representavam
mães, pais, filhos, irmãos primos e vizinhos, passavam mensagens de cidadania e
bons modos com um humor light e politicamente correto (para a época). Seinfeld,
diferentemente destes seriados, introduziu como núcleo principal, quatro amigos
que convivem juntos sem a “poítica de boa convivência” familiar. Iniciava-se aí
a era do “politicamente incorreto”.
Sobre Seinfeld
Jerry Seinfeld é um humorista
stand-up norte americano que fazia bastante sucesso na metade da década de 80.
Com um potencial humorístico reconhecido pelos produtores da rede de televisão
NBC, ele fora convidado para fazer um seriado humorístico com o tema que lhe
mais agradasse. Seinfeld, como humorista stand-up, tinha vários amigos de
palco. Dentre estes amigos, Larry David era quem também trabalhava na NBC
escrevendo roteiros para esquetes do seriado Saturday Night Live, onde
teve somente um roteiro gravado e que foi ao ar a um hora da madrugada (última
esquete do programa), o que o fez largar o emprego... e voltar na semana
seguinte como se nada tivesse acontecido. Este é um ótimo exemplo do seu gênio
praticamente incontrolável e difícil, que, utilizando-se dele, escreve roteiros
humorísticos que desafiam o correto e o bom senso.
Enquanto caminhavam juntos pelas
ruas de New York e tentavam pensar em sobre o que o seriado trataria, Jerry e
Larry pararam em uma banca de produtos chineses e começaram a zombar das
mercadorias. Larry disse então para Jerry que o seriado devia ser sobre aquilo,
zombar das coisas e das pessoas. Não havia outro tema. Na verdade, o ato de
zombar é dificilmente considerado um tema. Ali estava. Uma série sobre “Nada”.
Com um orçamento baixo, Jerry e
Larry escreveram o roteiro do episódio piloto apresentava o núcleo de três
personagens, Jerry Seinfeld como um humorista stand-up que mora em um
apartamento no subúrbio de Manhattam; Kramer, o vizinho aproveitador que está
sempre no apartamento de Jerry procurando por comida, bebida, televisão ou o
que quer que queira fazer; e George Constanza, o amigo excêntrico de Jerry, mal
sucedido e problemático para com a vida (que não por acaso é o alter ego de
Larry David). O episódio piloto mostra uma situação que para os olhos comuns,
não seria nada de mais, mas que é levado ao extremo pelo próprio Larry David a
fim de extrapolar com humor, uma situação simples. No piloto, uma antiga amiga
de Jerry liga para ele dizendo que irá a New York a negócios e pergunta se pode
dormir no apartamento de Jerry pois não encontrara nenhum apartamento de hotel
decente na região. George percebe e tenta mostrar a Jerry os “sinais” de que a
amiga quer algo com Jerry, fazendo-o preparar-se para uma noite de amor inesquecível
e até esperada a um bom tempo. As situações criadas por Larry David são levadas
ao extremo, apresentando um humor sarcástico e excêntrico, algo diferente na
televisão.
Continua...
Kramer imitando Jerry
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