24/02/2012

M*A*S*H*


No Brasil de hoje, o humor é fortemente censurado pelo que conhecemos de “politicamente correto”, o que é pouco representado na cena humorística nos Estados Unidos. Seguidamente somos agraciados com um humor irreverente e inteligente que, para que seja bem recebido, é preciso uma suspensão de praticamente toda a seriedade que podemos levar destas piadas, feitas simplesmente para fins de entretenimento.
A Guerra da Coréia certamente foi uma época conturbada para os Estados Unidos, tanto politicamente como socialmente, e fazer humor com uma guerra tão sangrenta e triste como essa, e ainda um humor tão inteligente e irreverente, é de aplaudir de pé e agradecer por termos um pouco de humor para tirar de algo tão triste que é a guerra. Este é o mote de M*A*S*H* (1970) de Robert Altman.
M*A*S*H* se passa em um posto médico móvel avançado na Guerra da Coréia, constituindo o grupo basicamente só de médicos, cirurgiões e enfermeiras. O capitão Benjamin Franklin "Hawkeye" Pierce (interpretado por Donald Sutherland) é um cirurgião extremamente competente e aproveita para curtir a vida com bom humor em situações nada menos do que hilárias que acontecem no acampamento médico.
Várias pequenas passagens hilárias compõem a narrativa do filme, introduzindo e interagindo com os diversos personagens lá presentes. Podemos observar M*A*S*H* como um longa metragem composto de inúmeras esquetes humorísticas onde Hawkeye e seu amigo cirurgião chefe John Francis Xavier "Trapper John" McIntyre (interpretado por Elliott Gould) aproveitam-se das situações em que seus colegas de acampamento se encontram. São praticamente todas as piadas com requintes de humor negro e muitas situações envolvendo uma espécie de humilhação que nos causa uma vergonha alheia dos personagens que sofrem com as brincadeiras.
Dois anos depois, o filme gerou o seriado homônimo, mas contando somente com um único ator que participou do filme, Gary Burghoff, que ficou imortalizado como “Radar”, o assistente do oficial comandante do acampamento médico. A série durou 11 temporadas e seguia o mesmo conceito do filme, baseado no romance de Richard Hooker e que ganhou o Oscar de melhor roteiro adaptado em 1971.
Uma opinião pessoal, eu acho o pôster do filme MASH um dos melhores de toda a história do cinema. Mas isso é só uma opinião minha que não deve ter tanta importância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...