18/02/2012

A Life in Pitcures - Stanley Kubrick



Misterioso, excêntrico, megalomaníaco, recluso, obsessivo, gênio. Estas são somente algumas das alcunhas dadas por jornalistas, críticos e especialistas em cinema quando se referiam a Stanley Kubrick, um dos maiores cineastas da história do cinema.
Stanley Kubrick - A Life In Pictures é o documentário definitivo da vida e obra deste que é um dos maiores mestres do cinema. Parcialmente narrado principalmente por Tom Cruise, a quem Kubrick havia se apegado durante as gravações de De Olhos Bem Fechados (1999), passando por entrevistas com diversos artistas e profissionais do cinema, além de seus amigos pessoais e familiares, a narrativa de Documentário Clássico é desenvolvida quase que completamente com fotografias pessoas, gravações antigas de família, de arquivos de bastidores de sets de filmagem dos seus filmes, sobrepostas pelas narrações das entrevistas dos convidados.
Desde pequeno, com o incentivo dos pais, Kubrick se apegou à fotografia e trabalhou como fotógrafo na juventude, arrecadando dinheiro para seu primeiro filme Day of the Fight (1951), um documentário curto sobre uma grande luta te boxe da época. Pouco depois, Kubrick gravaria seu primeiro longa Fear and Desire(1953), que o ajudou a ter um bom reconhecimento no mundo do cinema. Mas o filme que fez abrir os olhos dos produtores de Hollywood foi Glória Feita de Sangue (1957), chamando a atenção até mesmo de Kirk Douglas que estrelava e produzia o filme Spartacus (1960) e que por divergências criativas com o diretor que estava dirigindo o filme, Douglas o demitiu e contratou Kubrick, iniciando assim a carreira mais promissora que um cineasta pode ter.
Depois de dirigir os que hoje são considerados alguns dos maiores clássicos do cinema como Lolita (1962), Dr. Fantástico (1964), 2001 – Uma Odisséia no Espaço (1968), Laranja Mecânica(1971), Barry Lyndon (1975), O Iluminado (1980) e Nascido para Matar (1987), Kubrick ficou reconhecido pelo seu perfeccionismo que poderia até beirar à loucura. Ainda assim, mesmo sendo duro e rigoroso com atores e equipe técnica, ele foi uma pessoa amável e respeitosa.
Kubrick dos deixou em março de 1999, sete meses antes do lançamento de seu último filme De Olhos bem Fechados (1999), deixando seu legado representado nas mais belas obras cinematográficas da história. Seu trabalho póstumo – pré concebido por ele – foi produzido e dirigido por um grande amigo, Steven Spielberg, lançando o filme Inteligência Artificial (2001) que além de homenagem, é a continuação do último trabalho que Kubrick preparara para o cinema.
Stanley Kubrick - A Life In Pictures é uma obra indispensável para qualquer um que se diga fã do diretor que inspirou grandes ídolos do cinema atual e um ótimo guia para filmes realmente excelentes.

Um comentário:

  1. Como diz o Scorcese: "Um filme do Kubrick equivale a 10 de qualquer outro". Em fim, simplesmente o melhor cineasta de todos os tempos.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...