11/02/2012

O nada... e o tudo de Seinfeld


Sobre o nada
Enquanto as sitcoms da época apresentavam uma família como núcleo principal e tratavam de assuntos em temas e situações cômicas mais restritas às situações familiares, Seinfeld, cujo núcleo era composto por quatro amigos, apresentavam situações mais amplas do cotidiano, fazendo piadas de qualquer coisa. A união de dois humoristas stand-up, cujo trabalho é fazer piada de casos do cotidiano, ajudou imensamente na criação das mais diversas e inusitadas situações em que os amigos se encontram.
O episódio piloto chamado de The Seinfeld Chronicles foi apresentado a um grupo de produtores em uma apresentação de avaliação, mas não lhes chamou a atenção. Os produtores acharam o assunto fraco, situações complicadas e de difícil entendimento, vetando assim a continuidade da série.
Foi então que um produtor da NBC, que adorou o episódio piloto, insistiu para que a NBC inserisse o episódio na programação midseasson (período de hiato dos seriados). O piloto foi bem recebido, mas sem ser reconhecido tão grandiosamente como foi o seriado anos depois. O mesmo produtor, insistindo na continuidade da série, investiu de seus próprios fundos de produtor para a criação de mais quatro episódios de Seinfeld. Larry David, que havia se incomodado (mais pelo seu gênio forte e, de certo modo, loucura) com o episódio piloto, já não tinha mais vontade de dar continuidade ao seriado, mas com a insistência de Jerry, concordou em continuar escrevendo e produzindo.
Contanto, uma das exigências dos produtores da NBC era de que fosse incluída ao núcleo principal, uma personagem feminina. Inesperadamente, Larry David concordou, pois já era  sua intenção de complementar o seriado com uma visão feminina das situações que os personagens iriam viver.


Sobre os personagens
O personagem de Jerry possui basicamente as mesmas características (e obviamente o nome) de Jerry. Jerry Seinfeld basicamente representaria a ele mesmo. Um comediante stand-up que mora sozinho em um apartamento, com amigos incomuns, que viaja fazendo apresentações e com os mesmos vícios, atitudes, qualidades e defeitos dele mesmo.
George Constanza é basicamente o alter ego de Larry David. Um homem que encontra defeitos em tudo, sempre se incomodando por qualquer coisa e fazendo o máximo possível para não precisar fazer nada. Encontra enormes problemas nas mínimas situações em que vive. Melhor amigo de Jerry, vive visitando-o em seu apartamento e mostrando seu ponto de vista das situações em que se encontram.
Kramer é o vizinho de Jerry. Está constantemente no apartamento do protagonista, convivendo e aproveitando-se de tudo que pertence a Jerry. Kramer é inspirado em uma pessoa real, o vizinho de Larry David, que igualmente ao personagem, era vizinho de Larry e entrava constantemente em seu apartamento para pegar algo da geladeira e/ou assistir televisão. Está sempre procurando encontrar algum negócio que renda dinheiro, nunca conseguindo sucesso com nenhuma ideia.
Elaine Banes, inspirada em uma antiga namorada de Larry David que, após terminarem o namoro, continuaram a amizade, também foi namorada de Jerry e agora, depois do termino, mantém uma amizade que dificilmente veríamos na vida real. Assim como Jerry, que quase sempre está tendo um caso com alguma mulher, Elaine mostra que essa história de “sexo frágil” para designar as mulheres é pura besteira. Além de também estar quase sempre saindo e transando com outros homens (o que demonstra uma humanidade e capacidade de discernimento e uma liberdade social), pode ser tanto uma pessoa sensível e simpática como muitos esperam que uma mulher seja, ou pode ser dura e agressiva quando se é desafiada.
Estes quatro personagens compõe um núcleo muito bem estruturado, com diferenças e semelhanças de caráter e atitude que  seria possível unir um pequeno grupo de pessoas em um convívio de amizade quase que diário. Aliados à situações do cotidiano em que são expostos, suas características acabam sofrendo leves mudanças, assim como pessoas reais no mundo real, que são igualmente expostas à conflitos que exigem uma mudança da pessoa para que o superem.
Além do núcleo principal, temos personagens extremamente caricatos e não menos divertidos ou importantes. Morty e Helen Seinfeld são os pais de Jerry que moram na Flórida. Inspirados nos verdadeiros pais de Jerry, Sr. E Sra. Seinfeld são amigáveis e de vida simples, mas que achando que a carreira de Jerry como humorista não o ajuda financeiramente, estão constantemente mandando-lhe “50 dólares” para ajudá-lo.
Frank e Estelle Constanza são os pais de George. São o clássico casal de briga, pois nunca se entendem, estão sempre gritando e discutindo e constantemente demonstram uma falta de amor fraterno para com George, culpando-o por qualquer coisa.
Newman é vizinho do andar de baixo de Jerry, que o acha detestável. Mesmo não gostando de Jerry, é amigo de Kramer, apoiando-o em qualquer ideia estúpida para ganhar dinheiro.
Muitos são os personagens que acompanham o seriado ao longo dos nove anos em que esteve no ar. Personagens que influenciam os protagonistas de maneira direta ou indireta para uma evolução psicológica (ou não) de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...