29/03/2012

Hans Zimmer e as Trombetas de Guerra


Clique para ouvir a música enquanto lê.

Nascido em Frankfurt, na Alemanha, Hans Zimmer iniciou sua carreira tocando teclados e sintetizadores com as bandas Ultravoz e The Buggles. Em 1988 compôs sua primeira trilha sonora cinematográfica para o filme Rain Man (1988).
Com uma composição inconfundível, Hans Zimmer transporta um sentimentalismo concreto para os ouvidos dos espectadores, como uma obra à parte do filme que a utiliza. As obras de Zimmer podem ser apresentadas sem a necessidade de o respectivo filme estar passando na tela.
O início da década de 90 foi marcante para a carreira de Hans Zimmer pois a trilha composta para o filme da Disney, O Rei Leão (1994), rendeu-lhe seu primeiro e único Oscar da carreira, sendo indicado anos depois pelas trilhas de O Príncipe do Egito (1998), Além da Linha Vermelha (1998), Gladiador (2000), a saga Piratas do Caribe (2003, 2006, 2007, 2011), Sherlock Holmes (2009), A Origem (2010), Batman (todos de Christopher Nolan, de 2005 e 2008) e outros grandes sucessos de bilheteria da última década.
Zimmer possui inúmeras singularidades em suas composições como corais e instrumentos metálicos em tons graves, quase como efeitos sonoros de cornetas de guerra ou urros de soldados em batalha. Os sintetizadores eletrônicos também são comuns em suas composições, assim como algumas músicas contendo quase que principalmente instrumentos de corda em temas célticos e barrocos.
Para os próximos anos, Zimmer já está com a agenda cheia de composições como a continuação de Sherlock Holmes, a terceira parte das animações Madagascar e o terceiro Batman, O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Certamente são trilhas que estarão tocando nos meus fones de ouvido.

Um comentário:

  1. Hoje eu to enchendo o saco com os comentários, mas né, é Hans Zimmer cara, pqp! Conheci Hans quando comprei o dvd duplo de Dark Knight e assisti ao dvd de extras e aí conheci esse fantástito compositor, hoje em dia sempre há alguma musica dele no meu celular, principalmente como "toque" hehe. As musicas do cara são de arrepiar, baixei agora a trilha sonora de Dark Knight Rises e cara, ele se supera... Hoje vim pro trabalho ouvindo no bus essa trilha e do meu lado tinha 2 gurizões ouvindo funk e aí o cara para e pensa, a cada 3 pessoas no Brasil, uma ouve musica de qualidade. Aposto que, infelizmente, esses 2 gurizões nem sonhem que seja Hans Zimmer, infelizmente, infelizmente!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...