09/05/2012

Howard Shore e o Oscar Para seu Único Épico



Clique para ouvir a música enquanto lê.


Nascido em Toronto, no Canadá, Howard Shore estudou música e trabalhou como diretor musical de alguns programas de televisão como o famoso Saturday Night Live. Foi nesta época em que conheceu Dan Aykroyd e John Belushi quando lhes sugeriu o nome Blues Brothers (1980) para o filme que estavam para fazer.
Sua primeira trilha Sonora foi para o filme Depois de Horas (1985), de Martin Scorcese, mas seu reconhecimento no mercado norte americano se deu pelo fato de Shore compor  para praticamente todos os filmes de David Cronenberg. Foi pelo reconhecimento pelas obras destes filmes que Shore foi convidado para compor as trilhas de O Silêncio dos Inocentes (1991) e Filadélfia (1993). Mesmo começando a escrever partituras para grandes filmes de Hollywood, Howard Shore sempre continuou compondo para filmes mais lado b, de suspense e ficção científica, transportando pela música o nível de paranoia que os filmes passavam com as imagens.
Em 1994, compôs para o filme Ed Wood, de Tim Burton, que ficou conhecida por ser um dos únicos (e poucos) filmes de Burton cuja trilha sonora não foi escrita por Danny Elfman. Mesmo tendo criado músicas de ótima qualidade, Howard Shore nunca recebeu nenhum prêmio da Academia, até compor a trilha de Senhor dos Anéis.
O prêmio mostrou o reconhecimento de uma obra épica fantástica, gênero nunca antes explorado pelo compositor. Mesmo depois de ser iluminado pelos holofotes, Shore, além de continuar sua parceria com David Cronenberg, continuou fazendo trilhas para os mais diversos gêneros de filmes e cineastas. Durante esse período, por pequenos desentendimentos criativos, Shore foi substituido durante composição da trilha de King Kong, dirigido pelo seu parceiro de Senhor dos Anéis, Peter Jackson. Foi um acordo mútuo, pois cada um tinha uma visão diferente da obra.
Recentemente, Howard Shore lançou um album ao vivo onde rege a Orquestra Filarmônica de Londres tocando a trilha sonora de O Senhor dos Anéis, chamado The Lord of The Rings Symphony.
Atualmente, além de compor a trilha de Crepúsculo: Eclipse (2010) e outros menos conhecidos, Howard Shore está trabalhando novamente com a parceria de Peter Jackson no que para muitos é o filme mais esperado de 2012, O Hobbit: Uma Jornada Inesperada e sua continuação Lá e De Volta Outra Vez (previsto para dezembro de 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...