27/07/2012

Ennio Morricone, O Mau e o Feio


Clique para ouvir a música enquanto lê.


Sem dúvida, Ennio Morricone é um dos maiores compositores de trilhas sonoras da história do cinema, tendo contribuido com mais de 500 obras para televisão e cinema. Ficou conhecido mais pelas trilhas de western spaghetti de Sergio Leone, seguindo uma longa data de parceria com o cineasta.
Nascido em Roma em 1928, começou a tocar trompete aos 9 anos e aos 18 anos recebeu seu diploma no instrumento na Academia Nacional de Santa Cecillia. Morricone logo ficou reconhecido na região por compor trilhas para radionovelas e logo migrou para o cinema.
Em 1950 recebeu seu diploma de “Instrumentação de Banda”, necessário para reger orquestras. Logo depois, com seu trabalho de composição, chamou a atenção de seu antigo amigo de escola, o cineasta Sergio Leone, que convidou-o a compor as trilhas de seus filmes de maiores sucessos.
Na parceria com Sergio Leone, Morricone compos as trilhas de Por Um Punhado de Dólares (1964), Por uns Dólares a Mais (1965), Três Homens em Conflito (1966), Era Uma Vez no Oeste (1968) e Era Uma Vez na América (1984). Além da contribuição para Leone, Morricone compôs trilhas para outros sucessos do cinema como O Exorcista 2 (1977), Lobo (1994) com Jack Nicholson como o lobisomem, O Enigma do Outro Mundo (1982) de John Carpenter e Bastardos Inglórios (2009) de Quentin Tarantino.
Apesar de ter sido indicado cinco vezes ao Oscar, nunca ganhou o premio em sua categoria, recebendo somente em 2007 o premio honorário pelo conjunto da obra pelas mãos de Clint Eastwood, além de inúmeros outros prêmios de composições em festivais do mundo todo, como o BAFTA e o Globo de Ouro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...