12/01/2012

Perguntas Frequentes Sobre Viagem no Tempo

O que acontece quando a BBC, emissora de televisão britânica conhecida por fazer documentários dos mais diversos tipos e com a melhor qualidade, se unisse à HBO, outro canal de televisão conhecido por fazer filmes e seriados de fantasia, suspense e ficção científica, para fazer um filme sobre viagem no tempo? Não precisa tentar imaginar. Basta assistir Perguntas Frequentes Sobre Viagem no Tempo (2009).
Não se trata de um documentário, mas pode ser entendido como uma ficção documental explicando (ou não) de modo simples (ou não novamente) a controversa questão sobre viagem no tempo.
Em Perguntas Frequentes Sobre Viagem no Tempo, os amigos Ray, Toby e Pete se encontram em uma fenda no tempo, um colapso temporal que leva a todos para diversos períodos de tempo, sempre no mesmo bar em que tudo acontece durante o filme inteiro.
Ray conhece Cassie, uma linda jovem que se apresenta como viajante do tempo, incumbida de consertar colapsos temporais semelhantes ao que os três amigos encontram inesperadamente.
O roteiro brinca com a questão de viagem no tempo, mostrando fatos normais no início e que depois os protagonistas revivem novamente, enquanto tentam encontrar um modo de retornar para seu tempo. Brincadeiras como a parte em que Pete entra no banheiro feminino e um segundo depois sai pela porta do banheiro masculino, com a roupa suja e a barba crescida, como se tivesse passado muito tempo desde que  entrara no banheiro, acompanham o filme do início ao fim. Sem deixar de ser uma comédia, Perguntas Frequentes apresenta e fala algumas das mais diversas teorias de paradoxos temporais encontrados nas teorias de viagem no tempo.
O ponto negativo de Perguntas Frequentes é que o roteiro acaba se utilizando de uma aventura pastelão, onde há um vilão com super poderes que viaja no tempo para matar aqueles que, por algum motivo, viraram heróis da humanidade em um futuro não identificável. Deixa de ser uma boa narrativa estritamente sobre viagem no tempo e passa a ser uma historinha de herói e vilão. E igualmente a muitos outros filmes de aventura pastelão, muitos acontecimentos ocorrem de modo completamente conveniente a propiciar a vitória dos três amigos sobre o vilão.
Bobagens à parte, Perguntas Frequentes não deixa de ser um filme bastante divertido, proporcionando um humor teórico-científico inteligente, engraçado e sarcástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...