19/11/2011

R.E.C.

A ideia principal de REC (2008) não é nova. Um grupo de pessoas deve sobreviver aos ataques de um bando de zumbis sedentos por sangue e carne humana. Os planos subjetivos são relativamente novas, porém já bastante utilizados em filmes como Blair Witch (1999) ou Clooverfield (2007). Contudo, a história, envolvendo atores pouco conhecidos e não atores, aliados aos planos subjetivos, levam o espectador a viver junto dos protagonistas a claustrofóbica noite em um prédio isolado, junto de pessoas normais vivendo uma terrível experiência de medo e sobrevivência.
REC conta a história de uma dupla de jornalistas, Ângela Vidal e seu câmera Pablo, que estão gravando uma reportagem para um programa noturno, sobre o trabalho dos bombeiros durante o turno noturno, quando os bombeiros recebem um chamado. Em um prédio antigo, os inquilinos dizem ter ouvido gritos de uma vizinha que dizem ser louca. A equipe de bombeiros, mais dois policiais, estão atendendo o chamado, tendo todas as suas ações registradas pela câmera de Pablo.
Aos primeiros minutos, REC não passa de uma versão não editada de uma reportagem (o que de fato é para parecer durante o filme todo), mas, assim como diz um dos bombeiros entrevistados da repórter, cerca de 70% dos chamados não são para apagar algum incêndio ou salvar algum gatinho indefeso que se refugiou no topo de uma árvore, e com certeza esse filme conta a história do 0,00...1% das vezes em que os bombeiros enfrentam zumbis. Isso (logicamente) o torna diferente de uma reportagem ou documentário.
A ideia original, juntamente com a trama, planos subjetivos e em seqüência (alguns planos podem durar até 10 minutos), mais a atuação de atores profissionais podem fazer desse filme apenas mais um filme de zumbis, onde pessoas tem de sobreviver ao ataque dos mortos vivos, mas certamente ele será lembrado, já que duas coisas contam muito ao seu favor: seus planos subjetivos e simplesmente o fato de ele ser espanhol.
São literalmente 85 minutos de um documentário que mostra uma história em que muitos espectadores gostariam de viver (ou não).
É delirante. É assustador. É REC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...